SINTOMAS DE QUEM TEM APNEIA DO SONO

SINTOMAS DE QUEM TEM APNEIA DO SONO

Os sintomas mais comuns podem ser caracterizados por ronco, sono agitado, total ou parcial falta de disposição durante o dia, sonolência, dor de cabeça, falha na memória, falta de concentração, depressão, hipertensão, arritimias cardíacas e inúmeros microdespertares que se caracterizam por visíveis interrupções da respiração durante o sono dos quais o portador da síndrome pode ou não se lembrar.

Quando a pessoa acorda durante um microdespertar, ela o faz por duas razões: pela hipoxemia que é um alerta para o cérebro que falta oxigênio, ou pelo esforço que faz para respirar.

O ronco pode ser excessivamente alto e interferir com o sono dos outros. Portadores de sintomas mais graves costumam acordar com sensação de sufocamento, refluxo esofágico, boca seca, espasmo da laringe e vontade de urinar.

A fragmentação da arquitetura do sono provoca cansaço, dificuldade de permanecer acordado e concentrado durante atividades sedentárias, como falar ao telefone ou dirigir automóvel, irritabilidade, depressão, redução da libido, impotência sexual e cefaleia pela manhã (uma das queixas mais frequentes da síndrome).

Qualquer fator que provoque oclusão ou estreitamento da passagem de ar pelas vias aéreas superiores pode causar Apneia e ou Hipopneia do sono como : malformação da mandíbula ou da faringe, obesidade, crecimento das amígdalas, hipotonia dos músculos da faringe ou falta de coordenação dos músculos respiratórios, hipertrofia da língua ( como acontece na síndrome de Down) e tumores.

O diagnóstico pode ser estabelecido além do relato das pessoas que convivem com os portadores da Apneia do Sono, uma Avaliação Médica e a Polissonografia, que é um exame que mapeia o comportamento do sono e que testa os potenciais elétricos da atividade cerebral, dos batimentos cardíacos, os movimentos dos olhos, a atividade muscular, o esforço respiratório, a saturação de oxigênio no sangue, o movimento das pernas e outros parâmetros.