NOTÍCIAS - Sintomas de quem tem Apneia do Sono

Os sintomas mais comuns podem ser caracterizados por ronco, sono agitado, total ou parcial falta de disposição durante o dia, sonolência, dor de cabeça, falha na memória, falta de concentração, depressão, hipertensão, arritimias cardíacas e inúmeros microdespertares que se caracterizam por visíveis interrupções da respiração durante o sono dos quais o portador da síndrome pode ou não se lembrar.

Quando a pessoa acorda durante um microdespertar, ela o faz por duas razões: pela hipoxemia que é um alerta para o cérebro que falta oxigênio, ou pelo esforço que faz para respirar.

O ronco pode ser excessivamente alto e interferir com o sono dos outros. Portadores de sintomas mais graves costumam acordar com sensação de sufocamento, refluxo esofágico, boca seca, espasmo da laringe e vontade de urinar.

A fragmentação da arquitetura do sono provoca cansaço, dificuldade de permanecer acordado e concentrado durante atividades sedentárias, como falar ao telefone ou dirigir automóvel, irritabilidade, depressão, redução da libido, impotência sexual e cefaleia pela manhã (uma das queixas mais frequentes da síndrome).

Qualquer fator que provoque oclusão ou estreitamento da passagem de ar pelas vias aéreas superiores pode causar Apneia e ou Hipopneia do sono como : malformação da mandíbula ou da faringe, obesidade, crecimento das amígdalas, hipotonia dos músculos da faringe ou falta de coordenação dos músculos respiratórios, hipertrofia da língua ( como acontece na síndrome de Down) e tumores.

O diagnóstico pode ser estabelecido além do relato das pessoas que convivem com os portadores da Apneia do Sono, uma Avaliação Médica e a Polissonografia, que é um exame que mapeia o comportamento do sono e que testa os potenciais elétricos da atividade cerebral, dos batimentos cardíacos, os movimentos dos olhos, a atividade muscular, o esforço respiratório, a saturação de oxigênio no sangue, o movimento das pernas e outros parâmetros.

© Todos os direitos reservados | 2021 REGAL HOSPITALAR | Site Desenvolvido por MPS MARKETING DIGITAL