NOTÍCIAS - O que é Apnéia do Sono?

Existem funções vitais que nosso organismo precisa cumprir desde que nascemos para que tenhamos uma qualidade de vida satisfatória, e o sono reparador é uma delas. Sem um sono revigorante, a vida torna-se muito difícil.

Um dos principais distúrbios do sono é a Apneia do Sono , que é uma condição que desorganiza os movimentos respiratórios, o estudo em relação a este assunto tem tomado um formato maior nos últimos 25 anos.

Sabe-se hoje que são vários os itens que ocasionam os distúrbios do sono, e a Apneia do Sono é um deles.

Essa síndrome é caracterizada pela obstrução total ou parcial das vias aéreas durante o sono, causando Apneia ou Hipopneia.

Entende-se por Apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos dez segundos, e por Hipopneia uma redução de 30 à 50 % desse fluxo ou seja uma interrupção parcial.

O índice de distúrbio respiratório é o número de epsódios de Apneia/Hipopneia por hora de sono. Quando este índice é maior do que 5 eventos considera-se que a pessoa é portadora de Apneia do Sono.

É importante salientar que muitas pessoas com índice de até 20 epsódios são assintomáticas, mas são portadoras de Apnéia do Sono e consequentemente sofrem as consequências da mesma.

Mais de 10% da população acima de 65 anos apresentam Apneia Obstrutiva do Sono. Num estudo publicado em 1993, entre americanos de 30 a 60 anos, 9% das mulheres e 24% dos homens apresentavam índices de distúrbio iguais ou maiores do que 5.

Cerca de 2% das mulheres e 4% dos homens queixavam-se também de sonolência durante o dia. Crianças podem apresentar apneia do sono numa ordem de 1 a 3% dos casos.

© Todos os direitos reservados | 2021 REGAL HOSPITALAR | Site Desenvolvido por MPS MARKETING DIGITAL